25/09/2018

Câmara aprova projeto de Fernandinho sobre prevenção à depressão e ao suicídio

Demonstrando grande preocupação social e humana, o vereador Fernando Roberto da Silva, o Fernandinho, apresentou e teve aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira, 24 de setembro, da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Olímpia, projeto de Lei que pretende atacar na raiz uma doença que tem acometido indistintamente jovens e adultos, homens e mulheres, e que até pouco tempo atrás era tratada como “coisa à toa” pelos próprios familiares das vítimas.

Porém, hoje, a depressão revela-se como a 13ª causa de mortes no mundo, com mais de um milhão de vítimas dentre as 10 a 20 milhões de tentativas contra a própria existência.

Por isso o projeto de Lei nº 5.393/2018, avulso nº 96/2018, de autoria do vereador, que institui no âmbito do município da Estância Turística de Olímpia a "Semana de Conscientização e Prevenção da Depressão e Suicídio”, teve a acolhida de todos os vereadores que, inclusive, fizeram questão de parabenizar o autor.

“Eu quero parabenizar o vereador por este projeto importante para a conscientização de todos. Todo trabalho feito em favor da vida, que ajude uma pessoa que seja, já terá sido válido”, disse, por exemplo, o colega Flávio Augusto Olmos.

O projeto seguia a tramitação normal para primeira discussão e votação, mas um pedido especial de urgência feito pelo vereador ao presidente da Mesa Diretora, Gustavo Pimenta, possibilitou que fosse aprovado em segunda votação e redação final. Ou seja, o próximo passo é a sanção do prefeito.

“É importante nos unirmos em torno desta causa, porque há inúmeros casos registrados em Olímpia, o que nos chamou a atenção. Então decidimos que era a hora de fazermos alguma coisa em torno da questão. É importante termos um projeto como esse em Olímpia, que vai tratar da conscientização sobre a depressão e assim procurar evitar suas graves consequências”, disse o vereador autor da Lei.

PROVOCAR DISCUSSÕES
Ele lembrou que já existe o Dia Mundial sobre o tema, que é 10 de setembro, mas em Olímpia será o prefeito quem decidirá a forma de execução das ações no município. Ele propõe palestras, encontros e ações educacionais diversas para tratar do tema para os mais diferentes tipos de públicos e faixas etárias.

“Hoje, mais de um milhão de pessoas no mundo dão fim à vida, dentre as 10 a 20 milhões de tentativas de suicídio. A depressão já é a 13ª causa das mortes no mundo”, aponta Fernandinho. “No ano que vem, em setembro, vamos provocar estas discussões aqui em nossa cidade, lembrando que já existe até um número telefônico para quem precisa de ajuda. É o 188, para o qual a pessoa interessada pode ligar para ouvir uma palavra amiga”, completa.

“Temos constatado cada vez mais o problema da depressão, onde há sempre grande risco de a pessoa ser levada ao suicídio. Já lidei com essa situação, mas vejo agora que o índice disparou, todas as cidades têm índices altos. A depressão precisa de tratamento, como forma de preservar a vida”, disse o colega de vereança e de partido, Hélio Lisse Júnior (PSD).

“Já aprovamos aqui diversos projetos abordando diversos assuntos. Mas tratar sobre a questão da depressão e do suicídio é por demais importante. Porque às vezes a sociedade se acomoda e se omite, ou trabalha furtivamente o problema. E sabemos que todos nós, seres humanos, temos as nossas fragilidades. É raro encontrar-se um cidadão que um dia não tenha pelo menos pensado em solucionar algum problema pessoal tentando contra a própria vida. Assim, este projeto chega num momento bastante oportuno, porque o cidadão precisa, de fato, de muito auxílio em situações como essa. Com este projeto está sendo plantada uma semente”, elogiou João Magalhães.