17/07/2018

Câmara aprova projeto de Salata instituindo o ‘Junho Vermelho’

A Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia aprovou, por unanimidade, em primeira votação, na sessão ordinária do dia 10 de julho, o projeto de Lei 5.373/2018, de autoria do vereador Salata (PP), que institui em Olímpia o “Junho Vermelho”, dedicado à realização de campanhas visando incentivar a doação de sangue.

A propositura voltará à pauta na sessão de segunda-feira, 23 de julho, para segunda votação de redação final, e após a sanção do Executivo, tornando-a lei municipal, o “Junho Vermelho” passará a integrar o calendário de datas e eventos da Estância. “O projeto é muito simples, mas a finalidade dele é grandiosa”, classificou Salata.

De acordo com o vereador, “junho é o mês da chegada do inverno, que traz algumas consequências para a saúde das pessoas. Também quando chega julho, o índice de acidentes aumenta (com as férias), então existe a necessidade de sangue. As estatísticas comprovam que 5% somente da população faz doação de sangue. Então, nosso objetivo é fazer desse mês um período de doação de sangue, nele realizar fóruns, semana de conscientização, palestras, etc. Enfim, o objetivo é incentivar a população a doar sangue, que não se compra e não se vende”, relatou Salata.

Dizendo-se doador de sangue do Hemocentro de Olímpia e Barretos, o vereador Fernando Roberto da Silva, o Fernandinho (PSD), disse que “essa conscientização é muito importante”, porque “doação de sangue visa salvar a vida de várias pessoas”.

Já o líder do prefeito na Casa, João Magalhães (PMDB), sugeriu ao autor que, por meio de uma emenda ao projeto pudesse estender a campanha às empresas e escolas, “porque a conscientização se faz também dentro do sistema da Educação, e é necessário que a nossa juventude, o pessoal que está chegando ao nível de maioridade, passem a entender o significado de uma campanha como essa”, sugeriu.

O vereador Marcão Coca (PPS), que inclusive encabeça uma comissão de vereadores pró-instalação do Centro de Hemodiálise na Santa Casa de Olímpia, também viu como positiva a iniciativa de Salata. “É um projeto muito importante, a gente sempre vê a preocupação dos Hemocentros de todas as cidades, com a falta de sangue. E esse mês (de julho) é complicado, devido aos acidentes de férias. Portanto, o projeto foi muito bem colocado”, avaliou.