Praça João Fossalussa, 867 - Caixa postal 173
Fone: (17) 3279-3999 - Fax: (17) 3279-3999
27/04/2018

Câmara homenageia esta noite deputada federal olimpiense

A Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia realiza Sessão Solene para a entrega da Comenda do Brasão do Centenário e Medalha Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso à deputada federal olimpiense Iolanda Keiko Miashiro Ota. “É com muita alegria que Olímpia recebe hoje, para uma noite muito especial de homenagens, uma de suas filhas mais ilustres. a deputada federal Keiko Ota”, disse o autor da propositura, vereador Luiz Antonio Moreira Salata. O evento está previsto para às 19h30, no plenário da Câmara.

Filha de imigrantes japoneses, Keiko Ota nasceu em Olímpia. É Bacharel em Direito. Em 1997, fundou, com seu marido, o vereador por São Paulo, Masataka Ota, o Instituto da Paz e Justiça Ives Ota, organização sem fins lucrativos que acolhe mães e famílias de vítimas de crimes violentos, em homenagem ao filho Ives Ota, sequestrado e morto aos 8 anos de idade. Também é mãe de Vanessa e Ises Ota.

Em 2010, foi eleita a primeira mulher Nikkei da história. Atualmente, cumpre o segundo mandato como deputada federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A deputada federal olimpiense tem uma atuação parlamentar bastante dinâmica e produtiva. Ela foi autora da Lei 13.546/2017, que estabelece pena, em regime fechado, de até oito anos, para motoristas que matarem sob efeito de álcool ou drogas, que entrou em vigor no último dia 21, conforme amplamente divulgado na imprensa nacional. Foi também autora da Lei 13.437/2017, que institui o Dia Nacional do Perdão em 30 de agosto.

É de sua autoria também a Lei 13.285/2016, que determina que crimes hediondos tenham prioridade em todas as instâncias da Justiça. Autora, ainda, do projeto de Lei 7.010/2017, que obriga o tratamento do agressor em casos de violência doméstica. Implantou, em 2014, a Patrulha Maria da Penha no município de Suzano, a primeira do Estado de São Paulo, para atender mulheres vítimas de violência doméstica.

OLÍMPIA
A deputada federal olimpiense investiu emendas no Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), um serviço que oferece atendimento público e gratuito a vítimas, e seus familiares, de crimes violentos. É presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, titular da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (CDEIC) é também relatora-parcial do novo Código de Processo Penal Brasileiro.

Pela nossa cidade enviou emendas que, juntas, totalizam R$ 700 mil e permitiram a modernização de infraestrutura esportiva no município, aquisição de equipamentos para o Museu de História e Folclore Maria Olímpia, e compra de equipamentos e utensílios para a Saúde municipal.