Praça João Fossalussa, 867 - Caixa postal 173
Fone: (17) 3279-3999 - Fax: (17) 3279-3999
08/11/2019

Câmara sedia o 1º Projeto Vereador Mirim

Com a galeria lotada, a Câmara Municipal sediou na manhã de hoje, 08 de novembro, a primeira edição do Projeto Vereador Mirim. A iniciativa é de autoria da professora Ingrid Lopes de Oliveira Di Marco, da escola estadual Capitão Narciso Bertolino.  O projeto , que promoveu a simulação da sessão de posse dos vereadores mirins e a votação de 10 projetos de lei elaborados e idealizados pelos estudantes do 9º ano, contempla o projeto de resolução 179/2015,  intitulado como Conhecendo o Parlamento .

Segundo a professora Ingrid a ideia surgiu a partir de uma disciplina denominada Protagonismo Juvenil. A matéria versa sobre a importância do civismo, democracia e formação social do jovem. Durante o transcorrer do ano a professora teve a ideia de implantar um projeto que aproximasse os alunos do poder legislativo e, dessa forma, instigasse os mesmos a conhecer melhor o funcionamento do poder público municipal.

O projeto Vereador Mirim foi elaborado e executado a partir de diversas etapas. Primeiramente, foi feita uma visita de funcionários da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB para uma conversa com os alunos sobre a forma que o direito está presente na vida público. Posteriormente, os vereadores Antônio Delomodarme, Hélio Lisse Júnior e João Batista Dias Magalhães estiveram na escola Capitão Narciso Bertolino a fim de dialogar com os estudantes e contar-lhes sobre o funcionamento do poder legislativo local.

Após essas duas visitas, os estudantes elaboraram projetos de lei que visassem contribuir para a melhoria e desenvolvimento do município. Mais de 30 matérias legislativas foram apresentadas e, após uma análise dos professores, 10 dessas proposições foram escolhidas para serem apreciadas e discutidas no plenário da Câmara nesta manhã.

Para a simulação da sessão ordinária foram escolhidos 10 estudantes, sendo eles: Ana Luiza Feltrin, André Luís Mendes Júnior, João Pedro Marcelo da Silva. Júlio César Nogueira dos Santos, Lauane Sacchetin dos Santos, Maria Fernanda Marques dos Santos, Pedro Henrique Barbosa Ribeiro, Victor Hugo de Castro, Vinícius Martines Simões e Yasmin Baldan Garcia.

A sessão foi inicialmente comandada pelo vereador mais votados dentre os eleitos, André Luís Mendes Júnior. O mesmo deu início ao processo de eleição da mesa diretora e passou o comando da sessão a presidenta eleita Ana Luiza Feltrin. Ana Luiza prosseguiu com a votação e foram eleitos para os cargos de vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário, respectivamente, a vereadora Maria Fernanda, Victor Hugo e Lauane Sacchetin.

Constituída a mesa diretiva, as matérias foram colocadas sob votação. Contando com o comprometimento, empenho, dedicação e debate dos alunos, as proposições foram apreciadas e votadas com seriedade. Temas como a proibição do uso de sacolas plásticas, políticas públicas voltadas à inclusão de alunos autistas e o incentivo do respeito a faixa de pedestre foram debatidos pelos estudantes. De acordo com a professora Ingrid, os alunos abraçaram a causa desde o início e mostraram-se empolgados em promover o projeto desde a sua concepção.

Os vereadores Antônio Delomodarme , Marco Antônio Parolim de Carvalho , Fernando Roberto da Silva , João Batista Dias Magalhães , Hélio Lisse Júnior, José Elias de Morais , Flávio Augusto Olmos , Luiz Antônio Moreira Salata , Luiz Antônio Ribeiro , além do secretário de governo Guto Zanette estiveram presentes na solenidade incentivando e apoiando a iniciativa.