Praça João Fossalussa, 867 - Caixa postal 173
Fone: (17) 3279-3999 - Fax: (17) 3279-3999
06/09/2018

Fernandinho e Lisse têm projetos de prevenção à depressão, ao suicídio e aos crimes de internet, que são temas correlatos

Os vereadores Hélio Lisse Júnior e Fernando Roberto da Silva, o Fernandinho, ambos do PSD, apresentaram e tiveram deliberados na sessão ordinária da Câmara na noite de segunda-feira passada, 3 de setembro, dois projetos de Lei que de forma direta foca na prevenção de situações e fatos sociais bastante relevantes nos dias de hoje, que são a depressão e o suicídio e os crimes relacionados à internet.

São, portanto, propostas correlatas dos dois vereadores, tendo por base a proteção dos cidadãos e cidadãs, hoje tão indefesos diante de situações que podem ser criadas e alimentadas de formas irreversíveis, caso não se desenvolva na cidade uma malha social formada basicamente por orientação, prevenção e proteção.

Do vereador Fernandinho é o projeto de Lei nº 5393/2018, avulso nº 96/2018, que institui no âmbito do Município, a "Semana de Conscientização e Prevenção da Depressão e Suicídio". Esta “Semana” seria realizada em nível municipal em consonância com o “Setembro Amarelo”, que de forma mais ampla, também trata do tema.

Diz o vereador que “no Brasil e, em especial, em nossa cidade, temos conhecimento de inúmeros casos de depressão que frequentemente levam ao suicídio. A ideia é, durante esta Semana de Conscientização, abordar o assunto de forma clara e objetiva pelos profissionais da Saúde, buscando orientar e conscientizar nossa população para que de forma preventiva, todos saibam identificar e dar o correto encaminhamento para tratamento”.

Já Hélio Lisse Júnior apresentou o projeto de Lei nº 5394/2018, avulso nº 97/2018, que institui no âmbito do Município, a "Semana de Conscientização e Combate aos Crimes de Internet”.

“Este projeto tem por objetivo conscientizar as crianças e adolescentes, por meio de palestras, cartilhas e outros meios de informação, sobre o uso responsável da internet, alertando sobre condutas que são caracterizadas como crimes”, explica o vereador.

“O uso irresponsável na internet já fez várias vítimas no mundo real, inclusive levando alvos dessa exposição criminosa a praticar suicídio”, complementa.

De acordo com Lisse Júnior, “através dessa Semana de Conscientização queremos abordar diversos temas, sempre pautado no uso responsável da internet e as possíveis condutas criminosas”.

Ambos os projetos de Lei ainda serão votados pelos vereadores, a partir da próxima sessão, dia 10. “Espero que todos apoiem essa ideia para, juntos, podermos dar nossa contribuição para a sociedade”, completou Lisse Júnior.