07/05/2018

Olmos quer oficializar em Olímpia o ‘Abril Laranja’, contra crueldade aos animais

O vereador Flávio Augusto Olmos (DEM) quer ver aprovado em Olímpia, pela Câmara de Vereadores, seu projeto de Lei nº 5.352/2018, que institui e inclui no calendário de datas e eventos do município, o “Abril Laranja”, mês da prevenção contra a crueldade aos animais. A proposta de Olmos faz coro a um movimento nacional e até mundial em consonância com a necessidade da proteção a estes serem frágeis e em grande proporção, maltratado pelo homem.

É uma campanha apoiada, por exemplo, pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, ASPCA da sigla em inglês, que incentiva, inclusive, o uso do laço laranja para simbolizar o amor, carinho, proteção e respeito por todos os “peludinhos”.

É certo que qualquer pessoa já viu campanhas em comerciais na televisão, outdoor, panfletos e cartazes em postos de saúde que envolvem cores de acordo com o mês, como, por exemplo, o Abril Azul, que é o mês de debate e conscientização sobre o autismo, porque dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Também pode ser representado por um laço com quebra-cabeça.

O Junho Vermelho, remetendo à importância da doação de sangue, tanto que dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Ou pode ser também o Junho Laranja, para conscientização sobre a anemia e a leucemia. O Outubro Rosa, da conscientização sobre o câncer de mama e o Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata e diabetes.

Porém, as campanhas de saúde não se limitam aos humanos, uma vez que já existem campanhas como essas no mundo pet, como por exemplo, o Outubro Rosa Pet sobre câncer de mamas nas gatas e cadelas. E dentre tantas cores, surgiu agora o ABRIL LARANJA, que é o mês de prevenção da crueldade contra animais.

E é neste âmbito que Olmos tem sua atenção voltada agora. O seu projeto de Lei institui e inclui no Calendário de data e eventos do Município o Abril Laranja, Mês da Prevenção da Crueldade Contra os Animais, a ser comemorado e realizado, anualmente no mês de abril, destinado a reunir os que, espontaneamente, tenham interesse em participar de eventos em comemoração ao referido mês.

Ele pede ainda no documento, que deve entrar em regime de votação na Câmara a partir das próximas sessões, que seja formada uma Comissão por interessados no tema, que fique responsável pela organização do evento, a cada ano.

“As cenas que temos visto no dia a dia, sobre abusos de animais, ou o simples descaso, têm sido muito fortes e tristes, causam revolta. Infelizmente sabemos que os maus tratos em animais ainda é um problema no nosso bairro, na nossa cidade”, lamentou Olmos. “Então, com esse projeto, quero relevar a importância de alertar e conscientizar a população sobre os maus tratos em animais”, completou.