11/04/2018

Salata pede campanha de incentivo ao uso de Citronela e Crotalária contra a Dengue

O Vereador Luiz Salata apresentou na sessão da Câmara do dia 2 de abril passado, Requerimento solicitando à Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e demais setores públicos envolvidos com o tema, o cumprimento da Lei nº 3.971/2015, de 16 de junho de 2015, de sua autoria, que instituiu no município a “Campanha de Incentivo ao Cultivo de Citronela e da Crotalária Juncea como método natural de Combate à Proliferação do Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue”.

O vereador defende o plantio destas ervas por não ter dúvidas de que a Citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes a vários insetos, e que a Crotalária Juncea é um grande atrativo para as libélulas, predadoras naturais do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue e outras doenças.

A campanha utilizando o método natural prevê o plantio de mudas da Citronela e da Crotalária na margem de rios, em praças, canteiros de avenidas e áreas públicas, com a distribuição de sementes e mudas à população interessada, simultaneamente às ações de visita e mutirões de combate à Dengue.

Faz parte também do objeto da Lei as campanhas educativas junto às escolas municipais, a exemplo do que já fazia Salata quando presidente da Câmara. Ele recebia alunos do Ensino Fundamental e Médio mostrando na prática aos jovens, o procedimento de combate da Dengue por meio do controle biológico.

Salata lembra também dos benefícios do cultivo e manipulação das plantas nas residências, comércio, indústria e terrenos baldios, até. No tocante ao Poder Executivo, a Lei faculta que ele indique o Setor que ficará responsável pela Campanha e propicie os meios para a realização dos trabalhos, proporcionando uma conjunção de esforços visando o bem estar e a saúde da coletividade.