Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018
Praça João Fossalussa, 867 - Caixa postal 173
Fone: (17) 3279-3999 - Fax: (17) 3279-3999
30/07/2018

Vereador Hélio Lisse comemora projeto sobre Guarda Municipal

O vereador Hélio Lisse Júnior (PSD) tem manifestado seu contentamento não só na Tribuna da Câmara, mas também via redes sociais pelo fato de que Olímpia está prestes a ter, finalmente, sua Guarda Civil Municipal. O vereador foi um dos grandes batalhadores por este sistema auxiliar de segurança desde os primeiros dias em que assumiu a cadeira na Casa de Leis.

“Fico feliz por estar fazendo parte deste grande projeto, contribuindo tanto na elaboração da legislação como buscando bons exemplos em outros municípios que já instalaram suas guardas”, disse ele.

O prefeito Fernando Cunha (PR) protocolou na manhã do dia 21 de julho, na Câmara, o projeto de Lei Complementar 254/2018, Avulso nº 73/2018, que cria a Guarda Civil Municipal-GCM da Estância Turística de Olímpia. A previsão é de que o projeto seja debatido e votado pelos vereadores até o próximo mês. Ele foi deliberado na sessão ordinária do dia 23 de julho.

“Temos que reconhecer todo empenho e dedicação do prefeito Fernando Cunha, que não está medindo esforços para que a Guarda Municipal seja uma realidade em nosso Município. Lutamos até o presente momento para criação e vamos continuar lutando para que o concurso público e preenchimento das vagas ocorram rapidamente, trazendo em definitivo esse benefício para nossos munícipes”, reforçou Lisse.

A proposta prevê a contratação de 50 servidores para a formação da guarda, que terá como principais competências, tanto na área urbana como rural, a proteção de bens, serviços e instalações, presença em logradouros públicos, dissuasão de condutas criminosas, prestação de socorros e salvamentos, apoio à defesa civil, exercício de competências no trânsito, prisão em flagrante de delito, integração com as Polícias Civil e Militar e outros órgãos de segurança.

“Prestei minha colaboração na elaboração da lei de criação e estruturação, visitando também guardas municipais instaladas na nossa região, buscando o que tem de melhor para que possamos também trazer para Olímpia. No futuro teremos um concurso transparente para o preenchimento das vagas que vão ser criadas com esta nova lei, este novo projeto. É um momento de muita felicidade saber que estamos trabalhando em prol da comunidade”, completou Hélio Lisse.

A GCM terá comandante, subcomandante, coordenadores operacionais, corregedor, inspetor e ouvidor com finalidades previstas em lei. A minuta prevê também a possibilidade de formação de convênios para treinamento e aperfeiçoamento dos integrantes do órgão.

O concurso público necessário deve ocorrer ainda este ano, sem data definida. Entre os requisitos para os candidatos ao cargo estão possuir Ensino Médio completo, ter idade entre 18 e 35 anos, ter altura mínima de 1,65 (sexo masculino) e 1,60 (sexo feminino). Após a contratação, os guardas passarão por um curso de formação.

Para consolidar a Guarda de Olímpia, o prefeito Fernando Cunha montou uma comissão do município que visitou outras cidades para estudar os equipamentos a fim de criar uma corporação local bem equipada e eficiente. A elaboração do projeto contou com o auxílio das secretarias de Governo, Administração, Gestão e Planejamento, Agricultura, Comércio e Indústria, além do vereador e ex-delegado de polícia Hélio Lisse Júnior.

Outra luta no âmbito da segurança de Hélio Lisse é relacionada à implantação do sistema de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, que irão auxiliar no reforço da segurança pública. O investimento ultrapassará R$ 1 milhão com recursos já garantidos pelo prefeito, por meio de um financiamento com a Caixa Econômica Federal.